Google Imagens |
No último dia 5, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a nova lei chamada de “punição moral”, que prevê a elaboração de uma ficha suja para motoristas embriagados.
Os motoristas que tiverem a suspensão do direito de dirigir, terão o nome e número do documento inseridos em uma lista publicada pelo Detran (Departamento Estadual de Transito de São Paulo), onde atualmente só trazia o número do documento do infrator, não expondo o nome do motorista.
Além da multa moral, o motorista poderá ter problemas em seu cotidiano, como por exemplo, na hora de renovar o seguro de seu automóvel, já que as seguradoras poderão traçar o perfil do motorista, o que pode inviabilizar ou encarecer o seguro. Os RHs das empresas também terão oportunidade de checar se o candidato para determinada vaga tem ou não este comportamento de dirigir embriagado.
Leonardo de Oliveira, 25, teve seu direito de dirigir suspenso no ano passado após se envolver em um acidente de automóvel, onde ele estava alcoolizado. Ele diz que essa lei será importante, pois os motoristas terão receio e perceberão que álcool e volante não combinam. “Se essa lei existisse antes, talvez eu tivesse mais consciência de meus atos, espero que as pessoas entendam que além de perder seu direito de dirigir e ser exposto, podem tirar a vida de inocentes” finaliza Oliveira.
Agora, a medida será encaminhada para sanção do Governador Geraldo Alckmin.
O autor do Projeto de Lei (21/2013) é o Deputado Estadual Cauê Macris, 30, que exerce seu primeiro mandato e é um dos mais jovens deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo e vice-líder do PSDB na bancada. Macris apresentou o texto esse ano no plenário. “Queremos fazer o cidadão pensar duas vezes antes de dirigir após ter consumido bebida alcoólica”, afirma Macris.
Deputado Cauê Macris, autor do projeto de lei Foto : Jéssica Helena |
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto maior país com número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito, vinte por cento envolvem o uso de bebidas alcoólicas, uma estatística alarmante.
A repercussão da lei esta sendo muito grande, segundo o Deputado Cauê Macris, ele tem recebido contatos de outras Assembleias Legislativas de todo o país, que também estão interessados no tema para uma repercussão nacional.
Thayla Nogueira
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, lembrando que é proibido qualquer palavra que faça parte de imoralidades.