Chegou a nova “caixa” da Microsoft

A Microsoft revelou o seu protagonista da oitava geração de games: o Xbox One. No dia 21 de maio, em Redmond nos Estados Unidos, a empresa americana mostrou ao mundo a nova máquina de entretenimento, sucessor do Xbox 360 e concorrente do PlayStation da Sony e o Wii U da Nintendo. O console traz novidades na interação e conectividade.


Seguindo o novo padrão da Microsoft com menus feitos de quadrados e cores chapadas, no melhor estilo Windows 8, tudo ficou mais simples e rápido. Por meio de controle de voz e reconhecimento facial é possível ligar o Xbox e em seguida utilizar e controlar os menus por movimentos das mãos e gestos específicos, pois o Kinect, agora com novas funções, é indispensável para o funcionamento do videogame. O detector de movimentos é mais preciso, identificando facilmente gestos sutis como mover os dedos e até mesmo expressões faciais. É possível até identificar a força empregada em um movimento, como um soco. O novo joystick é semelhante e manteve a estrutura do controle antigo, inclusive a alimentação por pilhas, apenas o botão “Guia” foi deslocado para a parte superior. 

Mesmo o console à primeira vista parecendo um aparelho de DVD ou mesmo um antigo VHS, por dentro há um hardware capaz de rodar jogos em alta definição e até imagens em 4K. O Xbox One tem 8 GB de memória RAM, arquitetura de PC 64-bits, processador com oito núcleos, 500 GB de disco rígido, drive de Blu-ray, saída HDMI e USB 3.0. A câmera do novo Kinect captura em FullHD (1080p) a 30 frames por segundo. Para tristeza dos fãs, os jogos do antecessor Xbox 360 não serão compatíveis com a nova interface, bem como os jogos da Xbox Live. 

A investida da Microsoft é de entretenimento para toda a família através de jogos casuais, jogos hardcore, comunicação via Skype, TV, leitura de DVDs e Blu-rays de filmes, aplicativos e Xbox Live. A data do lançamento é desconhecida, porém foi confirmada para ainda este ano. O preço oficial do produto, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil também é uma incógnita. Segundo a Microsoft, o console terá a disposição no mercado 15 jogos exclusivos em seu primeiro ano.


Lucas Marcelino