O Ministério da Saúde está desenvolvendo projetos para prevenir surtos de doenças durante os jogos da Copa do Mundo em 2014. Uma experiência será realizada no ano que vem com as seis cidades-sede da Copa das Confederações e que depois também será aplicada para as 12 capitais onde os jogos acontecerão.
Dentre as medidas que serão tomadas está a aquisição de mais ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo menos um hospital público em cada uma das cidades-sede, mais leitos de hospital, UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).
Adriano Massuda, secretário-executivo adjunto do ministério, declarou em entrevista ao G1 que para todo esse procedimento eles estão utilizando como base eventos como Olimpíadas e Copas do Mundo que já aconteceram. Ele ainda comenta que eventos esportivos possibilitam o aumento no consumo de álcool, drogas e violência. Mas o Ministério da Saúde não estará sozinho. Eles atuarão juntamente com a segurança pública e com o departamento de direitos humanos.
Apesar das preocupações e especulações com relação a surtos de doenças, o secretário comentou que no caso de eventos esportivos de grande porte essa possibilidade diminui, pois o público tem um poder aquisitivo mais alto e, em muitos casos, seguro de saúde.
Deborah Calixto