Intel apresenta novos processadores Haswell

Na última terça-feira, 4, durante a Computex, evento anual de tecnologia em Taiwan, a Intel anunciou a nova linha de processadores Core. O foco principal da empresa é o segmento de portáteis como tablets e notebooks, mesmo assim ainda abrange o universo dos desktops. A quarta geração é chamada de Haswell e veio para substituir a atual Ivy Bridge. 

A nova família tem como atrativo o aumento de 15% na performance e também o pouco uso de bateria, agora 50% mais longa em atividade e três vezes superior em standby. Os chamados produtos híbridos, que combinam funções de notebook e tablet, poderão ficar até nove horas em uso e até 13 dias no modo de espera. A empresa conseguiu construir a nova linha de chips sobre uma arquitetura redesenhada, que faz com que a GPU (unidade de processamento gráfico) e a CPU (unidade central de processamento) trabalhem juntas, resultando na economia de energia. 


Os gráficos também sofreram uma melhoria. O desempenho ao rodar games ou assistir filmes em alta resolução pode chegar a ser duas vezes superior quando comparado a notebooks com os atuais Ivy Bridge, essa nova função foi batizada de Intel Iris. Durante a palestra de lançamento, Kirk Skaugen, vice-presidente da divisão de PC da Intel, destacou novas experiências para os consumidores. “Os processadores Intel Core de quarta geração oferecem o maior ganho significativo de vida útil de bateria da história da Intel, duas vezes melhores gráficos e diversas melhorias significativas na performance de CPU”, destacou. A inicialização do sistema operacional será oito vezes mais rápida e os usuários poderão editar vídeos em HD 20 vezes mais rápido do que em PCs similares.  

Empresas multinacionais como Asus, HP, Dell, Panasonic e Toshiba já estão desenvolvendo modelos compatíveis com os processadores Haswell. A notícia boa é que a partir do mês de junho esses produtos começarão a ser vendidos no mercado internacional, chegando ao Brasil até o final do ano.


Lucas Marcelino