Eles são sucesso entre os frequentadores assíduos das academias. Mas ao mesmo tempo é a razão de divergências entre outros. Há quem diga que é necessário e outros são expressamente contrários ao uso. Fato é que os suplementos alimentares estão presentes nas discussões, conversas e nas dietas daqueles que estão em busca do corpo desejado.
Segundo o professor de educação Física, Eduardo Campos, em alguns casos, o uso dos suplementos é necessário e auxilia o indivíduo na execução dos exercícios. Atletas e praticantes frequentes de intensas atividades físicas são públicos em que a utilização da complementação alimentar é importante. “Pessoas que praticam atividades mais amenas ou esporádicas não precisam de suplementos. Eles não são recomendados para os chamados atletas de fim de semana”, explica.
A função do suplemento é repor os nutrientes e ajudar na reparação e reconstrução dos músculos exercitados naquela atividade. Ele serve apenas como uma complementação e não como substituto de uma dieta alimentar equilibrada. Muito se discute sobre sua indicação e o uso descontrolado ou sem devida atenção pode acarretar muitos problemas. “A indicação para utilização dos suplementos deve levar em conta todos os hábitos, dieta e condições físicas de cada pessoa. Deve ser feita somente pelo profissional, o nutricionista esportivo e não por instrutores de academia ou professores de educação física”, enfatiza Campos. O mau uso desses componentes pode acarretar problemas.
Mas se usado na medida e para a situação certa eles podem ajudar a se chegar mais rápido ao objetivo. Para os usuários, eles são o trampolim para o corpo almejado. Segundo Larissa Carvalho, usuária assídua da academia, os suplementos minimizam as dores e ajudam o corpo a responder mais fácil e rapidamente aos exercícios. Mas confessa que a indicação não veio de um médico, mas do instrutor da academia. “Procurei o nutricionista por conta própria, para poder ter certeza do que estava tomando. Apenas mudamos para um suplemento que melhor atendia minhas necessidades. Não tive nenhum problema, mas a segurança de procurar um profissional é importante”, assegura Larissa, que se exercita todos os dias, há três anos.
A dica é procurar orientação segura com profissionais, médicos especializados, para não correr o risco de ao tentar melhorar a capacidade física, acabar prejudicando-a. Saiba mais sobre alguns suplementos e suas principais funções.
Daiana Moreira
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, lembrando que é proibido qualquer palavra que faça parte de imoralidades.