Saiba como melhorar a comunicação entre escola e família

Os professores sabem que a família tem papel determinante para o sucesso escolar das crianças. Por esse motivo, inúmeras pesquisas são feitas para entender o que falta na comunicação entre escola e a família buscando encontrar o equilíbrio entre as duas partes. O grande problema é que tanto os pais quanto os professores reclamam da falta de interesse nessa comunicação. Como relata a pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: Aproximando-se da Configuração Atual, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
A situação é agravada quando falamos de alunos com bagagem cultural e familiar diferentes da esperada pela escola. Existe dificuldade da parte dos professores em lidar com situações adversas em um mesmo ambiente escolar. De acordo com Wanuza Aparecida, secretária da Escola Estadual José Mendes Junior, as crianças que mais apresentam baixo rendimento escolar, são as que vivem em ambientes socioeconômicos mais vulneráveis.  Nem sempre é possível conciliar um ambiente favorável em casa para que o ensino escolar seja continuado. Nesse caso, “muitos pais acreditam que ao colocar o aluno na escola, a mesma tem total responsabilidade pela educação da criança. Não olham os cadernos, não acompanham o aluno e quando a escola esgota seus recursos e chama a família ela se recusa a comparecer ou se comparece é para ofender quem quer somente o bem de seus filhos” reforça Wanuza.

Como resolver o problema?
O principal motivo dos conflitos entre a escola e a família é a falta de comunicação. Os docentes, quase nunca, conhecem as famílias de seus alunos. O primeiro passo para resolver esse problema é envolvê-los nos projetos políticos pedagógicos da escola (PPP). Para poderem contribuir, os pais devem conhecer as estratégias educacionais e o que a escola espera deles. “Outro ponto é que quanto mais comprometida com o aluno, mais frequente à escola é a família e com mais satisfação ela participa das reuniões ou comparece atendendo solicitação da escola ou comparece por conta própria só pra saber como está o aluno” afirma Wanuza.
Receber os pais à porta da escola é uma boa forma de promover interação entre as partes e desenvolver uma relação de confiança. Uma boa oportunidade também de relembrar datas importantes e eventualmente marcar reuniões individuais. Além disso a Professora Irene Leite, funcionária da Umei Timbiras, em Belo Horizonte, diz que em sua escola, os bilhetes aos pais são colados na agenda das crianças. Usara os bilhetes para falar do dia do aluno e seus avanços faz com que os pais estejam interados de todo acontecimento relevante em sala de aula.  “Quando não são respondidos, é feito contato por telefone para que fique claro o interesse pelo aluno. Dessa forma, mantemos um bom relacionamento.” Comenta Irene.



Ausência nem sempre é desinteresse
Encontros escolares são oportunidades que a família tem de acompanhar o desempenho escolar dos folhos, bem como de conhecer e participar das propostas para o ano letivo. Porém a ausência dos pais ou responsáveis nessas reuniões nem sempre significa falta de interesse ou compromisso.
É dever do educador identificar o motivo da ausência e tomar providencias para que os encontros aconteçam em horários que beneficiem a todos. Uma opção é fazer uma enquete com o as famílias sobre os melhores horários.

Resultado
Quando a escola busca meios de interação com a família o retorno é sempre positivo. Rosirene de Paula é uma mãe que sempre teve uma boa relação com as escolas em que sua filha estudava: Sempre participei da educação da minha filha comparecendo à escola com certa frequência. Participava das reuniões de pais e também do colegiado. Pra mim, os bilhetes enviados pela escola eram claros e objetivos.   Acho importante estar em contato com os professores para saber em quais áreas minha filha tem mais dificuldades para poder auxilia-la em casa. De acordo com ela, a escola sempre procurou manter uma relação de confiança e demonstrou interesse no envolvimento dos pais com os projetos escolares. “Alem de reuniões, acompanhei várias premiações que a escola recebeu do governo por seu bom desempenho” Completa Rosirene.

O Ensino de qualidade não se pode ser dividido. Ele extrapola os limites da escola. A união entre pais, professores e alunos implicam em resultados positivos na vida acadêmica da criança.

Bárbara Katherinne

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