Professores utilizam literatura infantil para alfabetizar crianças

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um projeto do Ministério da Educação que prioriza alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Dentro dessa missão, fica nítida a preocupação do governo sobre o método utilizado pelos professores, e o uso dos livros é prioritário nessa proposta.

Em parceria com o PNLD, Programa Nacional do Livro Didático, foi lançado na quarta-feira, 5, um edital no qual diz que crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental terão acesso a livros de literatura para ajudar no processo de alfabetização. O governo distribuirá para as escolas 75 títulos dentre os quais estão incluídos poemas, fábulas, contos, lendas e clássicos da literatura infantil.

Aquelas editoras que tiverem interesse em participar devem inscrever suas obras até o dia 19 de setembro. Mais informações no portal www.fnde.gov.br 

Podem ser inscritos livros em três categorias: obras para o 1º ano do ensino fundamental, para o 2º ano ou para o 3º. Serão selecionados títulos escritos em verso ou prosa, livros ilustrados e histórias em quadrinhos.

Caroline Oliveira