O vilão francês



O vilão francês 

O pão francês tem aumento em todo o país 



O café da manhã dos brasileiros esta mais caro, e o responsável por isso é o pãozinho francês que teve aumento em todas as regiões do país. O preço subiu em todas as 18 capitais que fazem parte da Pesquisa Nacional da Cesta Básica do Dieese 

É como se fosse uma fonte de água potável, toda hora tem pão fresquinho no balcão da padaria. De manhã, a tarde e a noite esse é o produto mais procurado nas padarias. “Todos os dias mais de 30 anos, tomo café com minha esposa e meus filhos e sempre compro o famoso pãozinho francês”, conta Brás Luiz Búbola. 

Em um ano aumentou 30% em Salvador, 18% em São Paulo e 17% em Brasília. O setor alega que teve motivos para o aumento. Entre eles o preço da matéria prima, a farinha de trigo, que subiu em média 25%. 

Outro fator desse aumento é a mão de obra. “Para continuar com a minha padaria aberta, tive que aumentar o salário dos meus funcionários, mudar a carga horária e isso gera muitos custos e acaba refletindo no preço do pão”, diz seu Antonio Pereira dono de uma padaria no sul de minas. 

Com aumento do combustível, o preço dos pedágios, e as condições climáticas que prejudicam as plantações de trigo, “ tudo isso é um agravante para o aumento do preço do pão” comenta o economista Dr. Rodolfo Lopes . O economista ainda acredita que esse aumento é gerado pela alta inflação que no último mês foi de 6,36%. 

Dona Luzia Santos da uma importante dica para garantir o pãozinho, “cada moeda vale muito na hora de comprar o nosso pão, economize na energia, na feira e nos gastos desnecessários e irá garantir o seu pãozinho” , conta toda sorridente ao sair de uma padaria com um saco de pão entre as mãos. 




Haroldo Henrique 







0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, lembrando que é proibido qualquer palavra que faça parte de imoralidades.